Ação Social em Macaiba

Canabrava recebe 11ª edição do Programa Prefeitura nas Comunidades com milhares de atendimentos

A 11ª edição do programa Prefeitura nas Comunidades levou cidadania, serviços essenciais e mais qualidade de vida aos moradores do distrito de Canabrava na manhã deste sábado (27/06). Uma semana após promover uma grande festa de São João na localidade, a Prefeitura de Macaíba retornou ao distrito com uma ampla oferta de atendimentos gratuitos, beneficiando centenas de famílias.

Consolidado como uma das principais marcas da atual gestão Emídio Júnior, o programa tem como objetivo aproximar cada vez mais a Prefeitura da população, descentralizando os serviços públicos e facilitando o acesso daqueles que residem em comunidades mais distantes ou que encontram dificuldades para buscar atendimento durante os dias úteis.

“Chegamos a mais uma comunidade, levando serviços essenciais, todos reunidos num só lugar, facilitando a vida da população, principalmente do trabalhador e da trabalhadoras que tem dificuldade de buscar atendimento durante a semana. Famílias inteiras participaram e isso nos deixa muito felizes”, afirmou o prefeito Emídio Júnior, acompanhado pelos vereadores Érika Emídio, Venício Filho, Edi do Posto e Ana Catarina.

Durante um período de quatro horas, foram oferecidos diversos serviços, entre eles consultas e orientações em saúde, vacinação, aferição de pressão arterial e glicemia, atualização de cadastros sociais, emissão de documentos, atendimentos jurídicos, atividades recreativas para crianças, orientações em diferentes áreas e ações de embelezamento. Paralelamente, equipes de agentes de combate às endemias realizaram vacinação de cães e gatos domiciliar.

Criado em agosto de 2025, o Prefeitura nas Comunidades é realizado mensalmente, sempre no último sábado de cada mês, alternando entre localidades urbanas e rurais. Esse programa reforça o compromisso da gestão municipal em promover inclusão, ampliar o acesso aos serviços públicos e fortalecer a presença da Prefeitura junto às comunidades macaibenses.

Imagem: Geraldo Neto

São João de Macaíba

São João de Macaíba chega ao Polo Centro neste domingo com o Arraiá Quatrocentão

Após uma extensa programação junina realizada na zona rural de Macaíba, o São João do Povo chega amanhã ao Polo Centro do município. A celebração terá como palcos o Ginásio Edilson Albuquerque e a Praça Paulo Holanda Paz, reunindo cultura, música e tradição.

A abertura da programação acontece com a 27ª edição do Arraiá Quatrocentão, um dos mais tradicionais eventos juninos do Rio Grande do Norte, entre os dias 28 de junho e 1º de julho, no Ginásio Edilson Albuquerque, com apresentações culturais e disputas de quadrilhas juninas. Na parte externa, haverá música ao vivo nos dias do festival.

O evento reunirá cerca de 30 grupos de quadrilhas locais e de diferentes regiões do estado, fortalecendo a valorização das tradições populares e o talento dos artistas juninos. Na sequência, no dia 2 de julho, será realizado o II Festival de Quadrilhas Juninas Escolares, ampliando a participação da comunidade estudantil na programação.

A música também será destaque no Polo Centro, sempre a partir das 19h. Na sexta-feira (3), sobem ao palco Robertinho do Acordeon, Kelvy Pablo e Bonde do Brasil. O encerramento da festa acontece no sábado (4), com apresentações de Renan Miranda, Acácio e Mara Pavanelly.

Além de celebrar a cultura nordestina, o São João do Povo de Macaíba tem papel importante no fortalecimento da economia do município. Resgatados há cinco anos pela gestão Emídio Júnior, os festejos impulsionam o comércio local, aquecendo setores como vestuário, calçados e acessórios, além de movimentar serviços de transporte, como táxis, mototáxis e corridas por aplicativos. A programação junina gera renda extra, oportunidades temporárias de trabalho e contribui para movimentar diversos segmentos econômicos durante o período festivo.

Homenagem

Dia Nacional do Quadrilheiro Junino celebra quem mantém viva uma das maiores tradições do Brasil

Muito além dos figurinos coloridos e das coreografias sincronizadas, o Dia Nacional do Quadrilheiro Junino, celebrado em 27 de junho, homenageia os protagonistas que transformam as festas juninas em um dos maiores patrimônios culturais do país. A data foi instituída pela Lei nº 12.390/2011 e reconhece homens e mulheres que preservam, por meio da dança, da música, da interpretação e da tradição oral, uma manifestação que atravessa gerações. O que nasceu nos salões europeus do século XIX ganhou sotaque brasileiro, raízes nordestinas e se tornou uma das expressões mais fortes do folclore nacional, reunindo comunidades inteiras em torno da cultura popular.

A importância dos quadrilheiros vai muito além do entretenimento. Em cidades como Campina Grande, na Paraíba, e Caruaru, em Pernambuco, as quadrilhas movimentam o turismo, fortalecem a economia criativa, geram renda e impulsionam o comércio local durante o período junino. Em 2024, o reconhecimento oficial da quadrilha junina como manifestação da cultura nacional consolidou um processo que já era evidente nas ruas, nos arraiais e nos festivais espalhados pelo Brasil. Hoje, a tradição está presente em todas as regiões do país, demonstrando a força de uma identidade cultural construída com música, forró, religiosidade e sentimento de pertencimento.

Em tempos de transformações rápidas nos hábitos culturais, os quadrilheiros assumem um papel fundamental na preservação da memória coletiva brasileira. São eles que mantêm acesa a chama das festas dedicadas a Santo Antônio, São João e São Pedro, garantindo que a dança, os cantos e os símbolos juninos continuem emocionando crianças, jovens e adultos. Celebrar o Dia Nacional do Quadrilheiro Junino é reconhecer aqueles que fazem da cultura popular um instrumento de resistência, alegria e identidade, fortalecendo um legado que segue vivo no coração do povo brasileiro.

Na mesma data, 27 de junho, também são celebrados o Dia Nacional do Vôlei e o Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas.

#QuadrilheiroJunino #CulturaPopular #FestasJuninas #FolcloreBrasileiro #PatrimonioCultural

Imagem: AL-SE

São João de Macaíba

Thullio Milionário é destaque no São João do Povo em Traíras

A programação da zona rural do São João do Povo de Macaíba chega ao fim neste fim de semana, após três semanas de festejos percorrendo comunidades e distritos do município. O circuito passou por diferentes localidades, incluindo comunidades tradicionais com presença de populações indígenas e quilombolas, levando música, cultura e celebração aos moradores da zona rural.

Nesta sexta-feira (26), a comunidade de As Marias recebe as apresentações de Erlon Bezerra e Renan Moral. Já o grande encerramento será amanhã, sábado (27), no distrito de Traíras, com shows de Yuri Filho, Luka Bass e Thullio Milionário, que será uma das principais atrações da noite.

A apresentação de Thullio Milionário promete movimentar Traíras e reunir um grande público da região, com expectativa de participação de moradores de Macaíba e também de cidades vizinhas, como Bom Jesus e Vera Cruz. A festa marca o fechamento do circuito rural do São João do Povo com uma programação voltada à valorização da cultura nordestina.

Os shows nas duas datas começam a partir das 19h e também contarão com apresentações de quadrilhas juninas nos locais dos festejos. O São João do Povo é promovido pela Prefeitura Municipal de Macaíba e vem sendo realizado há cinco anos consecutivos.

Saúde

Dia Nacional do Diabetes acende alerta sobre doença que já afeta milhões de brasileiros

Celebrado em 26 de junho, o Dia Nacional do Diabetes reforça um desafio silencioso que avança em ritmo preocupante no Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, cerca de 7% da população convive com a doença, uma condição crônica que compromete a produção ou a ação da insulina e eleva os níveis de glicose no sangue. O problema vai muito além do açúcar elevado. Muitas pessoas descobrem o diagnóstico apenas quando surgem sinais como sede excessiva, visão embaçada, cansaço constante ou dificuldade de cicatrização. Em um país onde a rotina acelerada, o sedentarismo e a alimentação ultraprocessada se tornaram cada vez mais comuns, a prevenção ganhou status de prioridade em saúde pública.

O dado que mais chama atenção é que o diabetes tipo 2, responsável pela maioria dos casos, pode ser prevenido ou controlado com mudanças de hábitos. Atividade física regular, alimentação equilibrada, controle do peso corporal e abandono do tabagismo figuram entre as principais recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS). O desafio, porém, não está apenas na informação, mas no acesso ao diagnóstico precoce e ao acompanhamento contínuo. Quando negligenciada, a doença pode provocar complicações graves, incluindo problemas renais, perda de visão, infarto, acidente vascular cerebral e amputações, impactando diretamente a qualidade de vida e aumentando os custos para o sistema de saúde.

A data também serve para lembrar que o combate ao diabetes depende de uma combinação entre conscientização, autocuidado e políticas públicas eficientes. Em um cenário de crescimento dos casos entre adultos, jovens e até crianças, a informação correta pode fazer a diferença entre uma vida saudável e anos de complicações evitáveis. Mais do que uma campanha anual, o Dia Nacional do Diabetes representa um chamado para transformar prevenção em hábito e diagnóstico precoce em prioridade. Fontes: Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde (OMS) e Sociedade Brasileira de Diabetes.

#DiaNacionalDoDiabetes #SaudePublica #Prevencao #QualidadeDeVida #Diabetes

Ilustração: Ministério da Saúde

Homenagem

PMRN celebra 192 anos com homenagens, reconhecimento institucional e entrega de medalhas em Natal

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte celebrou, nesta quinta-feira (25), os 192 anos de criação da Corporação com uma solenidade realizada no Centro de Convenções de Natal, reunindo autoridades civis, militares e representantes de diversas instituições. O evento marcou a trajetória histórica da PMRN e destacou o compromisso da instituição com a segurança pública nos 167 municípios potiguares. Durante a cerimônia, o comandante-geral, coronel PM Alarico José Pessoa Azevedo Júnior, ressaltou a dedicação dos policiais militares ao longo de quase dois séculos de serviços prestados à população, além dos avanços alcançados por meio de investimentos em infraestrutura, renovação da frota, aquisição de equipamentos, fortalecimento da inteligência operacional e valorização do efetivo com concursos públicos e qualificação profissional.

A programação foi marcada pela entrega das Medalhas do Mérito Soldado Luiz Gonzaga, do Mérito Profissional Coronel Bento Manoel de Medeiros e da Medalha Potiguar do Mérito Musical Militar Tonheca Dantas, concedidas a militares e civis que se destacaram por relevantes serviços prestados à Corporação e à sociedade. Entre os agraciados estiveram o ministro da Justiça, Wellington César Lima; o secretário nacional de Segurança Pública, Francisco Costa Veloso; as desembargadoras Berenice Capuxú e Sandra Elali; o procurador-geral de Justiça, Gláucio Pinto; e o subcomissário de Polícia Edgar López Juárez, da Guatemala. A solenidade também celebrou os 140 anos da Companhia Independente de Música da PMRN (CIPMUS), responsável pela tradicional Banda de Música da Corporação, patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Norte.

Entre os homenageados, o editor desta Revista Coité, Ádamo Rocha, também foi agraciado com a Medalha do Mérito Soldado Luis Gonzaga, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido nas áreas de Comunicação Social e Cerimonial Público há mais de 25 anos.

Imagem: Canindé Soares

#PMRN #SegurançaPública #RioGrandeDoNorte #RevistaCoité #ComunicaçãoSocial

Saúde

Macaíba: Morada da Fé ganha nova unidade de saúde com estrutura moderna e climatizada

A comunidade de Morada da Fé recebeu uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS), denominada Roseli Fernandes de Oliveira Álvares, inaugurada pela gestão municipal em uma solenidade marcada por grande presença popular, nesta quinta-feira (25/06). O equipamento amplia a rede de atenção primária do município e reforça a oferta de serviços de saúde na região.

A nova UBS conta com 277,08 m² de área construída e recebeu investimento total de R$ 1.031.608,11, fruto de emenda da senadora Zenaide Maia. A estrutura foi planejada para oferecer maior conforto aos usuários e melhores condições de trabalho às equipes de saúde.

O espaço dispõe de consultório com banheiro adaptado para pessoas com deficiência (PCD), consultório odontológico, dois consultórios de acolhimento, sala de procedimento e coleta também com banheiro PCD, sala de inalação coletiva, farmácia, sala de curativos, sala de vacinas e sala de esterilização e guarda de material estéril.

A unidade também inclui sala de atividades coletivas, área externa coberta para ações comunitárias, recepção, banheiros masculino e feminino para o público, além de setor administrativo com sala da gerência, copa, almoxarifado, expurgo e banheiro para funcionários. O equipamento conta ainda com quatro vagas de estacionamento e área destinada ao embarque e desembarque de ambulâncias.

Na oportunidade, o prefeito Emídio Júnior destacou a atuação da gestão na saúde “Saímos de um prédio precário e sem estrutura, para um novo, moderno, espaçoso e climatizado para atender a população com dignidade. Em Macaíba, temos acolhimento e fazemos na saúde além da nossa obrigação, como cirurgias eletivas e medicamentos de alto custo como risperidona. Isso é compromisso com a população, resultado de muito trabalho, dedicação e planejamento”, afirmou.

O prefeito ainda destacou a atuação da sua gestão na atenção primária. Além da Morada da Fé, foram inauguradas quatro unidades de saúde e um anexo modelo – As Marias, Campo da Santa Cruz, Loteamento Esperança, Loteamento Santa Rosa e Retiro, abertura dos anexos de saúde de Lagoa Nova, Porteiras, Mata Verde, Conjunto Manoel Dias, Pé do Galo, Lagoa do Mato, relocação para novos prédios das unidades de Bela Macaíba e Ferreiro Torto, e abertura da unidade Vila São José 2.

Durante a inauguração, o prefeito esteve ladeado pela senadora Zenaide Maia; pela vice-prefeita Raquel Rodrigues; pelos vereadores: Érika Emídio, Venício Filho, Aroldo da Saúde, Tafarel Freitas, Dadaia Ribeiro e Edi do Posto.

Imagens: Secom-PMM

Economia

Como investir com pouco dinheiro e começar a construir patrimônio hoje

Especialistas alertam que esperar sobrar dinheiro para começar a investir pode dificultar o planejamento financeiro. A recomendação é separar uma parte da renda assim que o salário entra, utilizando estratégias como a “teoria dos três potes”: dividir o orçamento em gastos do dia a dia, reserva para emergências e investimentos para objetivos futuros, como aposentadoria ou compra de um imóvel. Mesmo percentuais pequenos, se aplicados regularmente, ajudam a criar o hábito de investir, que é fundamental para quem busca segurança e crescimento financeiro.

O investimento com pouco dinheiro já é uma realidade acessível para muitos. Com montantes a partir de R$ 30, por exemplo, é possível adquirir títulos públicos como Tesouro Prefixado e Tesouro IPCA+, que protegem contra a inflação e oferecem baixo risco. Valores em torno de R$ 100 permitem entrar em fundos imobiliários, ações no mercado fracionário e ETFs, fundos de índice que proporcionam diversificação. Conhecer o próprio perfil de investidor, entender o equilíbrio entre liquidez, risco e rentabilidade, e manter aportes constantes são passos essenciais para fazer escolhas mais seguras e eficazes no mercado financeiro.

Investir não é exclusividade de quem tem muito dinheiro. Organizar as finanças, quitar dívidas e estabelecer metas claras aumentam as chances de sucesso, mesmo para quem dispõe de recursos limitados. Além disso, o avanço das plataformas digitais facilita o acesso a diversas alternativas. A construção de um patrimônio sólido começa com o primeiro passo e o compromisso de investir de forma consciente e regular, garantindo melhor proteção contra a inflação e mais oportunidades no futuro.

#Investimento #FinançasPessoais #EducaçãoFinanceira #MercadoFinanceiro #PouparEInvestir

Imagem: BTG Pactual

Igreja Católica

Viva a São João!!!

Poucas datas conseguem traduzir tão bem a identidade cultural brasileira quanto o Dia de São João, celebrado em 24 de junho. Mais do que uma comemoração religiosa dedicada a São João Batista, considerado o santo que batizou Jesus Cristo no Rio Jordão, a data se transformou em um dos maiores fenômenos culturais do país. Das fogueiras acesas nas comunidades do interior aos grandes arraiais que atraem milhares de turistas, a celebração mistura fé, tradição popular, gastronomia, música e memória afetiva. Em estados como Pernambuco, Paraíba e Alagoas, a data é feriado e movimenta intensamente o comércio, o turismo e a economia criativa.

A força da festa impressiona pelos números e pela capacidade de atravessar gerações. Cidades como Campina Grande, na Paraíba, e Caruaru, em Pernambuco, realizam algumas das maiores festas juninas do mundo, atraindo visitantes de diversas regiões do país. Entre quadrilhas, apresentações culturais, forró, canjica, pamonha e milho assado, o período fortalece tradições herdadas dos colonizadores portugueses e adaptadas ao jeito brasileiro de celebrar. A tradicional fogueira de São João, símbolo mais conhecido da data, remete à narrativa cristã segundo a qual Santa Isabel teria acendido uma fogueira para anunciar o nascimento de João Batista, criando uma imagem que atravessou séculos e permanece viva no imaginário popular.

Em tempos de mudanças rápidas e transformações culturais constantes, o Dia de São João continua mostrando a força das raízes brasileiras. A celebração preserva histórias, fortalece vínculos comunitários e mantém viva uma herança que conecta o sertão, as capitais e os pequenos municípios em torno de um sentimento coletivo de pertencimento. Entre fé, cultura e tradição, o São João segue como uma das manifestações mais autênticas da identidade nacional e uma das maiores expressões da riqueza cultural do Brasil.

#SãoJoão #FestasJuninas #CulturaBrasileira #TradiçãoPopular #PatrimônioCultural

São João de Macaíba

Inscrições abertas para o II Festival de Quadrilhas Juninas Escolares de Macaíba

A Prefeitura de Macaíba, por meio das secretarias municipais de Educação e de Cultura e Turismo, está com inscrições abertas para o II Festival de Quadrilhas Juninas Escolares da cidade de Macaíba. O evento tem como objetivo valorizar, preservar e difundir as tradições culturais juninas entre os estudantes da rede municipais de ensino.

As inscrições acontecem até o dia 26 de junho por meio de link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfQNkmLgO2IFj7aAnnUAKzuV6QvflvXo5Iy23zLjL83CmchOw/viewform?usp=send_form , também disponível no perfil da Prefeitura no Instagram (@prefeiturademacaiba) e o festival será realizado no dia 2 de julho, a partir das 15h, no Ginásio Poliesportivo Edilson de Albuquerque Bezerra. Maiores informações e solicitação do edital podem ser feitas pelo 84 99935-0270.

Durante o evento, os grupos serão avaliados por uma comissão de julgadores especializados em diversos critérios, como originalidade, figurino animação, coreografia roteiro musical a respeito às tradições juninas.

Podem participar grupos de quadrilhas junina composto por estudantes do Ensino Fundamental anos finais que tenham a inscrição confirmada pela Secretaria Municipal de Educação. Cada grupo deverá contar com no mínimo 16 pares de componentes, respeitando os critérios estabelecidos no regulamento do festival.

“Devido ao sucesso do primeiro Festival de Quadrilhas Juninas Escolares, realizado no ano passado, é esperado um bom número de quadrilhas e de público, pois trata-se de um evento de caráter cultural pedagógico, tem um objetivo e vemos que na segunda edição poderemos ter surpresas positivas quanto sua realização. O verdadeiro quadrilheiro dos grandes grupos juninos iniciaram sua experiência com quadrilhas juninas nos ambientes escolares. O ambiente do ginásio para um grande festival, cria uma magia nos brincantes, pois na visão deles é algo que seria impossível sem ser através do Festival de Quadrilhas Juninas Escolares” Destacou Ionillo Ribeiro, Secretário adjunto de Cultura e Turismo.

Além de promover a cultura nordestina, o festival contará com premiação para as quadrilhas vencedoras. O primeiro lugar receberá R$ 700,00 e troféu, o segundo lugar, R$ 600,00 e troféu, e o terceiro lugar receberá R$500,00 e troféu. Também serão premiados os destaque nas categoria rainha, marcador e casal de noivos, todos com troféu.

A iniciativa reforça o compromisso do município com a valorização das manifestações culturais e o incentivo à participação dos estudantes nas tradições populares que fazem parte da identidade nordestina.

Imagem: Geraldo Neto

Saúde

Caramujo africano: Macaíba reforça alerta e orienta população sobre prevenção

A Prefeitura de Macaíba intensificou o alerta sobre o aumento dos focos de caramujo africano no município e orientou a população sobre medidas de prevenção e combate à espécie invasora. A Secretaria Municipal de Saúde recomenda evitar o contato direto com o animal e com o muco que ele deixa no ambiente, além de realizar a remoção segura dos caramujos e dos ovos encontrados. A preocupação envolve riscos à saúde humana e animal, além da rápida proliferação do molusco em locais úmidos e com acúmulo de materiais.

Conhecido cientificamente como Achatina fulica, o caramujo africano foi introduzido ilegalmente no Brasil no fim da década de 1980 e hoje está presente em quase todos os estados do país. Quando infectado por vermes, pode transmitir doenças como meningite eosinofílica e enterite eosinofílica por meio da ingestão acidental de larvas presentes em frutas, verduras e hortaliças contaminadas pelo muco do animal. A orientação é higienizar corretamente os alimentos antes do consumo. A prefeitura também destaca que os quintais limpos, sem entulhos, vegetação alta ou materiais acumulados, reduzem as condições favoráveis para a reprodução da espécie, que pode colocar cerca de 200 ovos por postura.

Para eliminar os focos com segurança, a recomendação é utilizar luvas ou sacos plásticos resistentes, recolher os caramujos e os ovos e colocá-los em recipiente com água e cloro por 24 horas antes do descarte adequado. Os moradores devem evitar tocar nos animais com as mãos desprotegidas e não deixar ovos espalhados no terreno. A quebra das conchas também é necessária para impedir o acúmulo de água, que pode transformar esses resíduos em criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. As medidas buscam proteger a saúde da população e reduzir a infestação no município.

#Macaíba #CaramujoAfricano #SaúdePública #Prevenção #MeioAmbiente

Saúde

Prefeitura autoriza construção de UBS modelo em Bela Macaíba

A Prefeitura deu mais um passo no fortalecimento da rede municipal ao autorizar a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Bela Vista, localizada na comunidade de Bela Macaíba. A solenidade de assinatura da ordem de serviço ocorreu na tarde desta segunda-feira (22), quando o prefeito Emídio Júnior oficializou o início da obra.

A nova UBS será uma unidade de porte II, considerada uma das maiores do município, ao lado da recém-inaugurada unidade do Loteamento Esperança. A estrutura contará com duas equipes de Saúde da Família, com capacidade para atender, ao todo, até 8 mil pessoas cadastradas na área de abrangência. Além de ampliar o acesso aos serviços de saúde, a construção da UBS Bela Vista representa a maior obra já realizada pela Prefeitura naquela região.

O novo equipamento público terá uma estrutura moderna e completa, incluindo dois consultórios odontológicos, dois consultórios médicos e um consultório multiprofissional. A unidade também contará com duas salas de enfermagem, além de espaços destinados à vacinação, inalação, coleta de exames, realização de curativos, esterilização de materiais e farmácia.

“Essa será a maior e mais bonita unidade de saúde da nossa cidade, moderna, climatizada para atender com dignidade à população de Bela Macaíba. Isso é resultado de trabalho, planejamento e muita determinação”, afirmou o prefeito Emídio Júnior, que esteve acompanhado pela senadora Zenaide Maia, pelos vereadores Érika Emídio, Venício Filho e Edi do Posto.

A nova obra integra os investimentos da gestão municipal na ampliação e qualificação da Atenção Básica. Nesta semana, a Prefeitura também inaugurará a Unidade Básica de Saúde no bairro Morada da Fé e, até julho, outra no bairro Auta de Souza, fortalecendo a cobertura dos serviços de saúde e garantindo mais assistência à população.

Imagem: Edeilson Morais

Rolar para cima